Seis líderes europeus declaram: eleição sem Lula é fraude

Ex-líderes europeus defendem candidatura de Lula

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, rebateu nesta quarta-feira (16) uma carta assinada por líderes europeus criticando a prisão do ex-presidente Lula.

Veja a íntegra da nota emitida pelo Itamaraty.

"Recebi, com incredulidade, as declarações de personalidades europeias que, tendo perdido audiência em casa, arrogam-se o direito de dar lições sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro", disse o chanceler por meio de nota. Lula está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril, após ter sido condenado em primeira e segunda instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um processo eivado de irregularidades envolvendo um apartamento no Guarujá, litoral sul de São Paulo. Ao sugerir que seja feita exceção ao ex-presidente Lula, esses senhores pregam a violação do estado de direito.

Por fim, o ministro questiona. Fariam isto em seus próprios países? "Mais do que escamotear a verdade, cometem um gesto preconceituoso, arrogante e anacrônico contra a sociedade brasileira e seu compromisso com a lei e as instituições democráticas", conclui. O ministro afirma que eles "arrogam-se o direito de dar lições sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro". O tucano criticou a iniciativa e disse que, com o movimento, o grupo prega "a violação do Estado de direito". Qualquer cidadão brasileiro que tenha sido condenado em órgão colegiado fica inabilitado a disputar eleições.

O apelo em favor do petista foi assinado pelo ex-presidente francês François Hollande, o ex-primeiro-ministro socialista belga Elio Di Rupo, os ex-presidentes do Conselho italiano social-democratas Massimo d'Alema, Enrico Letta e Romano Prodi, bem como o ex-chefe do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.

Empenhada em fazer repercutir internacionalmente a prisão de Lula, a direção nacional do PT está à procura de interlocutores que possam convencer o ex-presidente Barack Obama a fazer algum pronunciamento a respeito. O documento foi organizado por Jean-Pierre Bel, enviado pessoal de Hollande para a América Latina de 2015 a 2017, e presidente do Senado francês de 2011 a 2014.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jovens ficam em casa dos pais até aos 29 anos
No extremo oposto estão Malta (32,2 anos), Croácia (31,9), Eslováquia (30,8), Itália (30,1), Grécia (29,4), Espanha (29,3) e Portugal (29,2).

Deborah Secco comenta a repercussão 'negativa' de sua personagem em 'Segundo sol'
Beto era um cantor de axé famosíssimo, mas seu sucesso foi diminuindo até ele cair no esquecimento. Vai se apaixonar pelo forasteiro Miguel sem saber que ele é o famoso Beto Falcão (Emílio Dantas ).

'Deadpool 2' será para maiores de 18 anos no Brasil!
A classificação fará com muitos fãs do herói da Marvel sejam barrados nas bilheterias. O Ministério da Justiça acaba de divulgar a classificação indicativa de Deadpool 2 .

Presidente do INSS é demitido por contratar empresa com sede em depósito
Segundo a reportagem, Francisco Lopes admitiu ter autorizado o gasto milionário sem verificar a procedência da empresa contratada. Lopes é suspeito de contratar a RSX Informática Ltda.com o objetivo de fornecer programas de computador para o instituto.

Outras notícias